Vida, Saúde, Esporte e Lazer

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Segredo das plantas medicinais é revelado Os princípios ativos das plantas medicinais são responsáveis pela ação principal da fitoterapia


A tradição de usar remédios caseiros para cura de doenças comuns como gripes, resfriados e problemas digestivos está presente em todos os lares. Cada família conhece pelo menos uma receita. E essas sempre utilizam plantas medicinais.
O que poucos sabem é o motivo dessas plantas serem tão poderosas. Toda essa mágica se dá pelas características dos chamados princípios ativos encontrados nas mesmas.

Princípios ativos são os componentes químicos, produzidos pelas plantas, que lhes conferem atividade terapêutica. Isso é gerado a partir da sintetização de compostos químicos dos nutrientes provenientes da água e da luz que recebem.

De acordo com o curso Farmácia Viva, do CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor coordenador Celso Trindade afirma que “a substância ativa não é apenas um composto químico. Ela apresenta também um equilíbrio fisiológico, sendo melhor assimilada pelo organismo, e não provoca efeitos nocivos. É nisso que reside a grande vantagem da fitoterapia”.

Os teores de princípios ativos produzidos por uma planta não se distribuem de maneira homogênea por suas partes. Eles estão sempre concentrados em maior quantidade nas raízes, folhas, caules, sementes ou flores. Por isso é importante conhecer qual órgão da planta é usado medicinalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário